Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Plano de Aula E-mail

CORREIO ELETRÔNICO
FERRAMENTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL


AMONTADA, 28 de OUTUBRO de 2010.
Autor: Jaques Pires de Sousa Chaves.
Amontada-CE, Secretaria Municipal de Educação.

Utilizando o correio eletrônico (e-mail) como ferramenta para produção textual.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da aula.      
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
  •   abrir uma conta de e-mail;
  •   enviar e receber e-mail;
  •  utilizar o e-mail para realizar produção textual.
Duração das atividades.
5 h/aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
O aluno deverá ter o domínio para digitar, para melhor atuação durante este trabalho poderá antecipar sua produção textual em seu caderno.
Estratégias e recursos da aula.
 Iniciar com uma conversa com os alunos para sondar o nível e periodicidade de contato com o computador, saber se eles têm acesso livre na internet e se utilizam para se comunicar com outros usuários.
Explicar como realizar o acesso a internet, entrar em um provedor de conta de e-mail livre, fazer um cadastro criando seu endereço de e-mail.
Orientar os alunos quanto ao uso do gênero e-mail para respeitar regras formais de comunicação entre remetente e destinatário.
Solicitar a produção textual de tema livre, primeiro realizar rascunho em folha de papel, transcrevê-lo para o meio virtual, enviar para e-mail da professora e demais colegas.
Sugestão: utilizar kit multimídia em sala para socializar com os alunos os princípios teóricos expostos, levá-los ao laboratório de informática para realizar a prática proposta.

Avaliação:
·        Diagnosticar se o aluno compreendeu o processo para criação de uma conta de e-mail.
·        Diagnosticar o nível utilizado nas estruturas do gênero e-mail.
·        Registrar o padrão de conduta dos alunos no laboratório.
·        Realizar a leitura da produção textual em grupo e observar comentários.
Professor, a aplicação da presente aula ainda aborda a temática da inclusão digital, durante a exposição será possível detectar um ou outro aluno que ainda não despertou o interesse ou ainda não teve oportunidade para exercer um perfil de usuário na era digital.

Um comentário:

  1. Olá, Jaques, gostei bastante de ver postada uma das atividades do curso. Espero ver mais postagens, não pare por aqui, ok?

    ResponderExcluir