CORREIO ELETRÔNICO
FERRAMENTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
AMONTADA, 28 de OUTUBRO de 2010.
Autor: Jaques Pires de Sousa Chaves.
Amontada-CE, Secretaria Municipal de Educação.
Utilizando o correio eletrônico (e-mail) como ferramenta para produção textual.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da aula.
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
- abrir uma conta de e-mail;
- enviar e receber e-mail;
- utilizar o e-mail para realizar produção textual.
Duração das atividades.
5 h/aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
O aluno deverá ter o domínio para digitar, para melhor atuação durante este trabalho poderá antecipar sua produção textual em seu caderno.
Estratégias e recursos da aula.
Iniciar com uma conversa com os alunos para sondar o nível e periodicidade de contato com o computador, saber se eles têm acesso livre na internet e se utilizam para se comunicar com outros usuários.
Explicar como realizar o acesso a internet, entrar em um provedor de conta de e-mail livre, fazer um cadastro criando seu endereço de e-mail.
Orientar os alunos quanto ao uso do gênero e-mail para respeitar regras formais de comunicação entre remetente e destinatário.
Solicitar a produção textual de tema livre, primeiro realizar rascunho em folha de papel, transcrevê-lo para o meio virtual, enviar para e-mail da professora e demais colegas.
Sugestão: utilizar kit multimídia em sala para socializar com os alunos os princípios teóricos expostos, levá-los ao laboratório de informática para realizar a prática proposta.
Avaliação:
· Diagnosticar se o aluno compreendeu o processo para criação de uma conta de e-mail.
· Diagnosticar o nível utilizado nas estruturas do gênero e-mail.
· Registrar o padrão de conduta dos alunos no laboratório.
· Realizar a leitura da produção textual em grupo e observar comentários.
Professor, a aplicação da presente aula ainda aborda a temática da inclusão digital, durante a exposição será possível detectar um ou outro aluno que ainda não despertou o interesse ou ainda não teve oportunidade para exercer um perfil de usuário na era digital.
Olá, Jaques, gostei bastante de ver postada uma das atividades do curso. Espero ver mais postagens, não pare por aqui, ok?
ResponderExcluir